SMTUC assinalam crescimento significativo da procura e melhoria da qualidade do serviço em 2024
O Executivo municipal aprovou, na reunião de Câmara de dia 22 de abril, os Documentos de Prestação de Contas 2024 dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Os documentos, aprovados pela Assembleia Municipal da passada quarta-feira, dia 30 de abril, contêm os resultados operacionais de 2024, onde se destacam um robusto crescimento da procura e uma evolução positiva em diversos indicadores de qualidade e de eficiência.
No ano de 2024, os SMTUC registaram um total de 12,3 milhões de passageiros, num aumento de 12,1% face ao ano anterior. Este crescimento sublinha a crescente confiança por parte dos utilizadores dos transportes públicos na cidade.
A taxa de ocupação dos veículos também evidenciou uma melhoria significativa, passando de 12,5% em 2023 para 14,1% em 2024, ficando patente uma maior otimização recursos disponíveis. Paralelamente, a taxa de regularidade dos serviços atingiu os 96,2% e a velocidade comercial aumentou 1,1%, fixando-se nos 18,7 km/h. No total, foram percorridos 5,84 milhões de quilómetros, um acréscimo de 1,2% em relação ao ano precedente.
Por sua vez, o Serviço de Transporte Especial, específico para pessoas com mobilidade reduzida, registou um notável aumento de 17,8% na procura, com um total de 8.600 passageiros transportados.
Do ponto de vista financeiro, a receita bruta proveniente do sistema de bilhética ascendeu a 10,15 milhões de euros (M€), impulsionada maioritariamente pela comercialização de Passes, que teve um crescimento de 39,5%. Os gastos operacionais totalizaram 19,9 M€, sendo que 57,2% deste valor correspondeu a gastos com pessoal. Sobre este aspeto, importa referir que se verificou um decréscimo de 10 trabalhadores face a 2023, motivado, sobretudo, por aposentações e pelas dificuldades de contratação sentidas no setor, apesar dos esforços contínuos de recrutamento.
No âmbito da renovação da frota, os SMTUC integraram 22 novos autocarros elétricos, adquiridos em 2023, e procederam ao abate de 18 viaturas em fim de vida, dando seguimento ao Plano de Renovação da Frota dos SMTUC. Adicionalmente, foi dada continuidade ao processo de aquisição de mais 30 autocarros elétricos novos, cuja entrada em serviço está prevista para 2025. Estas iniciativas permitiram reduzir a idade média da frota para 12,2 anos (em 2021 era de 14,83 anos), reforçando o inabalável compromisso dos SMTUC com a sustentabilidade e a modernização.
Apesar dos desafios e condicionantes existentes, e tal como sublinhado no documento de prestação de contas, os SMTUC foram distinguidos pelo Portal da Queixa com o prémio de Melhor Índice de Satisfação na categoria de transportes coletivos de passageiros, um reconhecimento do esforço contínuo na melhoria do serviço prestado à comunidade.
No documento, destacam-se ainda algumas metas atingidas em 2024, nomeadamente a aprovação e a implementação da nova estrutura orgânica, a aprovação da candidatura para financiamento de 30 autocarros elétricos e 17 postos de carregamento, o lançamento da nova aplicação dos SMTUC, a alteração da imagem das Paragens e a diminuição significativa do número de viagens suprimidas por falta de viatura.
O Conselho de Administração expressa ainda o seu agradecimento a todos os trabalhadores e dirigentes pelo “profissionalismo” e “dedicação” demonstrados ao longo de 2024, o que permitiu alcançar estes resultados positivos e melhorar a resposta às necessidades da população no caminho para uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável em Coimbra. Este agradecimento foi também sublinhado pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, em artigo de opinião publicado no “Diário de Coimbra” no dia 2 de maio.