Características:
O Elevador do Mercado foi inaugurado em 2001 e liga a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (junto ao Mercado Municipal D. Pedro V) à Rua Padre António Vieira, num percurso misto composto por um elevador vertical nos primeiros 20m e por um elevador em plano inclinado até ao topo, aos 51m. Constitui uma estrutura fundamental para a deslocação das pessoas entre a Baixa de Coimbra e a Alta, devido à sua localização estratégica.
Horário de Funcionamento:
2ª Feira a sábado: 7:30h – 21:00h
Domingo e feriado: 10:00h – 21:00h
Condições de Acesso:
1. Cartão “Centro Histórico”
A quem se destina: Todos os munícipes recenseados e residentes na Alta(ver nota) podem viajar gratuitamente no Elevador do Mercado, mediante a apresentação aos ascensoristas, do Passe Social Especial “Centro Histórico”, tendo como suporte o cartão Coimbra ConVIDA personalizado, a emitir pelos SMTUC, cujo custo é de 6,00€, com carregamento gratuito e validade durante 12 meses contados a partir da data de carregamento do respectivo cartão de suporte.
Documentação necessária: Para a emissão e personalização do cartão de acesso respectivo, é necessário apresentar na Loja dos SMTUC (junto à base do Elevador do Mercado):
→ Uma declaração da Junta de Freguesia atestando o recenseamento e a residência na
zona de atribuição do Passe Social Especial “Centro Histórico”;
→ O documento de identificação;
→ O cartão de contribuinte para a emissão de recibo para efeitos fiscais.
Nota: Consideram-se residentes e recenseados na Alta, os munícipes das seguintes freguesias:
– Junta de Freguesia de Almedina, tendo como limites a Couraça de Lisboa, Rua da Estrela, Rua Fernandes Tomás, Rua de Sobre Ripas, Rua de São João, Rua de São Pedro e Rua da Alegria (até ao nº 99);
– Junta de Freguesia da Sé Nova, tendo como limite a Couraça dos Apóstolos. Inclui-se também a Rua Padre António Vieira desde a confluência da Couraça dos Apóstolos até ao edifício da Polícia Municipal (nº 10A inclusive);
– Junta de Freguesia de São Bartolomeu mas apenas os residentes na Rua do Colégio Novo;
2. Outros títulos de transporte válidos
Todos os restantes munícipes não abrangidos pelo cartão “Centro Histórico” continuam a ter acesso ao Elevador mediante a validação de um título de transporte válido (Pré-comprados, passes sociais constantes do tarifário em vigor à data ou Bilhete de Bordo adquirido na Loja SMTUC do Mercado).
O título de transporte deve ser sempre validado junto do equipamento portátil do ascensorista.
NOTAS IMPORTANTES:
- O Passe Social Especial “Centro Histórico” permite o acesso ao Elevador do Mercado e à Linha Azul.
- Os residentes nas ruas limite também são considerados como pertencentes à zona de atribuição.