CM de Coimbra analisa alterações em percursos e paragens dos SMTUC em Eiras, Santa Clara e Brasfemes
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião ontem, dia 12 de maio, três propostas de reorganização de percursos e paragens dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). O objetivo é dar resposta a dificuldades de circulação identificadas nas freguesias de Eiras e Santa Clara, e acrescentar uma paragem em Brasfemes.
As alterações resultam de um trabalho articulado entre a Autoridade de Transportes do Município, os SMTUC e as respetivas Juntas e Uniões de Freguesias, visando melhorar a fiabilidade do serviço prestado e adaptar a rede às necessidades atuais dos territórios.
Com o objetivo de solucionar de forma definitiva os constrangimentos causados pelo estacionamento irregular e pelas vias estreitas no interior da povoação de Eiras, a proposta dos serviços é que as linhas nº 25 (Praça da República – Casal da Rosa), 30 e 30A (Praça da República – Redonda) e 30T e 30F (Praça da República – Lordemão) passem a circular de forma permanente pela Variante de Eiras, agora designada por Rua de São Tiago e Rua de Dom Dinis. A proposta inclui a instalação de três novas paragens na variante (no sentido Coimbra – Eiras) e a desativação das paragens existentes no centro da localidade (paragens 1565 e 1566).
“Embora o novo percurso tenha impacto para os passageiros que saíam no interior de Eiras e que agora passarão a sair na variante, considera-se que esta alteração contribui para uma melhoria do serviço dos SMTUC e para a estabilização da rede, uma vez que deixarão de existir alterações de percurso aquando da realização de eventos no centro de Eiras”, refere a informação técnica, acrescentando que a solução já foi testada em diversas ocasiões durante eventos culturais, desportivos e religiosos.
Por sua vez, a linha nº 31 (Arnado – Cruz dos Morouços), que atravessa Santa Clara e o Alto dos Barreiros, enfrenta há vários anos dificuldades de circulação nas zonas da Praceta José de Campos Contente e da Rua Milagre das Rosas, sobretudo devido a estacionamento irregular. Para garantir maior regularidade e segurança, a proposta técnica prevê que a linha passe a circular pela Avenida do Lagar, abandonando as ruas anteriormente referidas, bem como a Rua Vitorino Planas.
Com esta alteração, está prevista a inativação das paragens 1505 e 1517 (Rainha Santa) e a relocalização das paragens 1364, 1365 ,1350, 1351 (Vitorino Planas 1 e 2) para a zona do novo percurso, na Avenida do Lagar. “Embora as novas localizações possam impactar os passageiros residentes na Praceta José de Campos Contente, na Rua Milagre das Rosas e na Rua Vitorino Planas, considera-se que as consequências são relativamente reduzidas uma vez que as novas localizações se mantêm a uma distância inferior a 5 minutos (cerca de 300 metros), valor de referência para a área de abrangência das paragens”, refere a informação dos serviços. As novas localizações foram validadas pela União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas.
Por fim, foi aprovada ainda a criação de uma nova paragem intermédia, em ambos os sentidos, na EM 537, em Brasfemes, a ser servida pela linha nº 53T (Ponte de Eiras – Bostelim, via Brasfemes). A proposta, apresentada pela Junta de Freguesia de Brasfemes, responde à necessidade de mobilidade identificada por um residente da zona, cuja habitação se encontra a cerca de 1 km das paragens mais próximas (Rua das Tileiras e Rua 25 de Abril). A Autoridade de Transportes considerou justificada a criação desta paragem, dadas as distâncias envolvidas e o impacto positivo na acessibilidade local.