Elevador do Mercado

Características:
O Elevador do Mercado foi inaugurado em 2001 e liga a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (junto ao Mercado Municipal D. Pedro V) à Rua Padre António Vieira, num percurso misto composto por um elevador vertical nos primeiros 20m e por um elevador em plano inclinado até ao topo, aos 51m. Constitui uma estrutura fundamental para a deslocação das pessoas entre a Baixa de Coimbra e a Alta, devido à sua localização estratégica.

Horário de Funcionamento:

2ª Feira a sábado: 7:30h – 21:00h
Domingo e feriado: 10:00h – 21:00h

ElevadorCondições de Acesso:

1. Cartão “Centro Histórico”

A quem se destina: Todos os munícipes recenseados e residentes na Alta(ver nota) podem viajar gratuitamente no Elevador do Mercado, mediante a apresentação aos ascensoristas, do Passe Social Especial “Centro Histórico”, tendo como suporte o cartão Coimbra ConVIDA personalizado, a emitir pelos SMTUC, cujo custo é de 6,00€, com carregamento gratuito e validade durante 12 meses contados a partir da data de carregamento do respectivo cartão de suporte.

Documentação necessária: Para a emissão e personalização do cartão de acesso respectivo, é necessário apresentar na Loja dos SMTUC (junto à base do Elevador do Mercado):
→ Uma declaração da Junta de Freguesia atestando o recenseamento e a residência na
zona de atribuição do Passe Social Especial “Centro Histórico”;
→ O documento de identificação;
→ O cartão de contribuinte para a emissão de recibo para efeitos fiscais.

Nota: Consideram-se residentes e recenseados na Alta, os munícipes das seguintes freguesias:
– Junta de Freguesia de Almedina, tendo como limites a Couraça de Lisboa, Rua da Estrela, Rua Fernandes Tomás, Rua de Sobre Ripas, Rua de São João, Rua de São Pedro e Rua da Alegria (até ao nº 99);
– Junta de Freguesia da Sé Nova, tendo como limite a Couraça dos Apóstolos. Inclui-se também a Rua Padre António Vieira desde a confluência da Couraça dos Apóstolos até ao edifício da Polícia Municipal (nº 10A inclusive);
– Junta de Freguesia de São Bartolomeu mas apenas os residentes na Rua do Colégio Novo;

2. Outros títulos de transporte válidos

Todos os restantes munícipes não abrangidos pelo cartão “Centro Histórico” continuam a ter acesso ao Elevador mediante a validação de um título de transporte válido (pré-comprados, passes sociais constantes do tarifário em vigor à data ou
bilhete de bordo).

O título de transporte deve ser validado em um dos validadores colocados junto à porta de cada um dos elevadores e sempre na presença do ascensorista (uma validação permite o acesso aos dois elevadores).

NOTAS IMPORTANTES:

  • O Passe Social Especial “Centro Histórico” permite o acesso ao Elevador do Mercado e à Linha Azul.
  • Os residentes nas ruas limite também são considerados como pertencentes à zona de atribuição.
  • Com a entrada em vigor do tarifário para 2012, deixa de vigorar a gratuitidade para os cidadãos com mais de 60 anos.
    pt_PTPortuguês
    en_GBEnglish (UK) pt_PTPortuguês

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ipsim lorum