Linha do Botânico

LINHA DO BOTÂNICO, PELO INTERIOR DO JARDIM BOTÂNICO, EM TRANSPORTE PÚBLICO

Com uma componente turística muito forte, proporciona-se a oportunidade especial de atravessar o interior do Jardim Botânico, em transporte público mais ecológico, ligando a zona ribeirinha, o Convento de S. Francisco, os Mosteiros de Santa Clara, o Portugal dos Pequenitos e o Parque Verde, à zona histórica da Alta da cidade de Coimbra, com a sua antiga e prestigiada Universidade.

Esta ligação permite ainda a aproximação do Museu da Água, instalado no Parque Dr. Manuel Braga, ao Jardim Botânico – onde ainda subsiste a primeira cisterna de armazenamento de água para abastecimento da cidade – abrindo as portas a todos aqueles que queiram usufruir de uma área singular, tendo a temática da história do abastecimento de água à cidade como pano de fundo.

O Jardim, que foi criado em 1772, no âmbito da Reforma Pombalina, é património da Universidade de Coimbra, reconhecido como Património Mundial pela UNESCO. No seu interior podem ser visitados a Mata, a Estufa fria, a Capela de São Bento e o Jardim Principal, entre outros inúmeros recantos de interesse.

Pode aproveitar também esta ligação para uma visita à Alta de Coimbra e palmilhar pelas ruas estreitas e seculares do centro histórico da cidade, desfrutar da sua beleza singular, e simultaneamente, contemplar os diversos edifícios e monumentos emblemáticos existentes nesta zona, cuja importância não se confina ao contexto nacional mas abrange uma dimensão internacional, como por exemplo, a Universidade de Coimbra com a sua majestosa biblioteca do século XVIII, o Museu Nacional de Machado de Castro, o Paço de Sub-Ripas, as Igrejas da Sé Nova e da Sé Velha, e a Porta de Barbacã.

No regresso poderá descer a pé pelo Quebra-Costas, uma longa escadaria que liga a Alta e a Baixa de Coimbra, ou utilizar esta mesma ligação e desfrutar das vistas sobre a cidade e o seu rio, proporcionadas pelo percurso através da Couraça de Lisboa.

 

Nesta linha é válido o tarifário em vigor na restante rede de transportes dos SMTUC.

 

Rossio de Santa Clara > Parque Dr. Manuel Braga > Parque Verde/Alegria > Jardim Botânico (Mata) > Jardim Botânico (Bambuzal) > Jardim Botânico (Estufa) > Universidade > Couraça de Lisboa > Alegria/Parque Verde > Portagem > Rossio de Santa Clara

    pt_PTPortuguês
    en_GBEnglish (UK) pt_PTPortuguês

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ipsim lorum