Designação do projeto | Promoção da eficiência energética na frota dos SMTUC - II

Código do projeto | POSEUR-01-1407-FC-000038

Objetivo principal | Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono

Região de intervenção | Centro – Região de Coimbra

Entidade beneficiária | Município de Coimbra


Data de aprovação | 28.02.2019

Data de início | 01.02.2019

Data de conclusão | 

Custo total elegível | 3.469.550,00€

Apoio financeiro da União Europeia | FUNDO DE COESÃO - 2.476.250,00€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Existem obrigações legais ao 
nível da redução de consumo de energia, emissões de gases com efeito de estufa e 
poluentes atmosféricos. Nas zonas urbanas há grande aglomeração de pessoas que 
irão ser prejudicadas por esses efeitos nefastos, tanto para a sua saúde, como 
também, indiretamente, para a economia destas urbes.
A operação de promoção da eficiência energética na frota dos SMTUC – II contribuirá 
para um impacto positivo, tanto em termos de redução dos consumos energéticos, 
como no decréscimo das emissões, sobretudo na zona mais urbana da cidade, 
concorrendo para a prática de uma mobilidade mais sustentável na cidade de Coimbra.
Este impacto traduzir-se-á, na globalidade, por uma redução anual de 121,39 tep no 
consumo de energia e de 603,90 ton CO2 equivalente nas emissões de gases com 
efeito de estufa (GEE).
Estes resultados contribuirão para os objetivos do POSEUR, enquadrando-se na 
Prioridade de Investimento (PI) 4.v, não só porque se verifica a acima referida redução 
nas emissões de CO2 e outros agentes poluentes, mas porque esta se dá na zona 
urbana da cidade de Coimbra.
A redução dos consumos energéticos da frota dos SMTUC, proporcionados pela 
operação, enquadra-se perfeitamente no apoio à implementação de medidas de 
eficiência energética e à racionalização dos consumos nos transportes e vai ainda ao 
encontro das medidas previstas para o setor dos transportes no PNAEE, para o período 
2013-2016, e no PNAER, para o período 2013-2020, contribuindo para que sejam 
atingidas as metas neles consideradas.

Pretende-se adquirir 14 novos autocarros elétricos (5 standard e 9 miniautocarros), 
com os requisitos para o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida, 
destinados ao transporte público de passageiros na área urbana da cidade de Coimbra, 
em substituição de igual quantidade de autocarros convencionais, que serão abatidos.
Incluirá ainda 14 carregadores a instalar na estação de recolha dos SMTUC.
Para alimentação destes pontos de carregamento será necessário adquirir um novo 
posto de transformação.


As atividades a realizar são as seguintes:

	•	Aquisição de 5 autocarros elétricos de doze metros de comprimento 
		(standard), com autonomia para cerca de 250 Km em ambiente urbano, 7 mini- 
		autocarros elétricos até sete metros de comprimento com autonomia para 
		cerca de 200 km e 2 mini-autocarros elétricos até 6 metros de comprimento 
		com autonomia para cerca de 180 km. A lotação prevista para os autocarros de
		doze metros será de cerca de 75 lugares e para os mini-autocarros cerca de 19 
		lugares. 
		Todos estes novos autocarros estarão homologados na categoria europeia M3, 
		classe I, cumprindo com os requisitos para o acesso facilitado para pessoas com
		mobilidade reduzida, destinados para transporte público coletivo urbano de 
		passageiros. 
		Prioritariamente, os novos autocarros elétricos standard irão operar na rede 
		central de transportes dos SMTUC, em linhas com uma forte incidência na zona 
		mais central da cidade, que servem os principais pólos geradores e atractores
		de mobilidade e transportam um maior número de passageiros.
		Os mini-autocarros elétricos serão utilizados no reforço da oferta e na melhoria
		da qualidade do serviço, especialmente em duas áreas distintas:
		a)	Linha do Botânico, com reforço da oferta e prolongamento a outros 
			pólos de interesse turístico;
		b)	Estacionamento, com melhoria das ligações dos parques de 
			estacionamento ao centro da cidade.
	•	Abate de 14 autocarros convencionais. 
	•	Aquisição de 14 carregadores, que serão instalados na Guarda Inglesa (estação  
		de recolha dos SMTUC), para alimentação da frota de autocarros elétricos e 
		disponibilizados também para o carregamento de autocarros elétricos de
		outros operadores de transporte público de passageiros.

Com esta operação, pretende-se cumprir os seguintes indicadores de realização e de 
resultado:

	•	Indicador de resultado: Diminuição anual estimada das emissões de Gases com 
		Efeito de Estufa – meta: 603,90 Toneladas de CO2 equivalente; Ano alvo: 2021.
	•	Indicador de realização: Economias de energia nos projetos apoiados no setor 
		dos transportes – meta: 121,39 tep; Ano alvo: 2021.
	•	Indicador de realização: Postos de abastecimento de fontes de energia mais 
		limpas para frotas de transportes públicos – meta: 14; Ano alvo: 2021.
	•	Indicador de realização: Veículos de transporte público movidos a fontes de 
		energia mais limpas – meta: 14; Ano alvo: 2021.
	•	Indicador de resultado: Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) – meta: 
		603,90 Toneladas de CO2 equivalente; Ano alvo: 2022.
	•	Indicador de resultado: Poupança de energia primária nas frotas de transportes 
		públicos no âmbito da operação – meta: 62,35 %; Ano alvo: 2022.