POSEUR II

 

Designação do projeto | Promoção da eficiência energética na frota dos SMTUC II

Código do projeto | POSEUR-01-1407-FC-000038

Objetivo principal | Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono

Região de intervenção | Centro – Região de Coimbra

Entidade beneficiária | Município de Coimbra

Data de aprovação | 28.02.2019

Data de início | 01.02.2019

Data de conclusão |

Custo total elegível | 3.469.550,00 €

Apoio financeiro da União Europeia | FUNDO DE COESÃO – 2.476.250,00 €

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Existem obrigações legais ao nível da redução de consumo de energia, emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos. Nas zonas urbanas há grande aglomeração de pessoas que irão ser prejudicadas por esses efeitos nefastos, tanto para a sua saúde, como também, indiretamente, para a economia destas urbes.

A operação de promoção da eficiência energética na frota dos SMTUC – II contribuirá para um impacto positivo, tanto em termos de redução dos consumos energéticos, como no decréscimo das emissões, sobretudo na zona mais urbana da cidade, concorrendo para a prática de uma mobilidade mais sustentável na cidade de Coimbra.

Este impacto traduzir-se-á, na globalidade, por uma redução anual de 121,39 tep no consumo de energia e de 603,90 ton CO2 equivalente nas emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Estes resultados contribuirão para os objetivos do POSEUR, enquadrando-se na Prioridade de Investimento (PI) 4.v, não só porque se verifica a acima referida redução nas emissões de CO2 e outros agentes poluentes, mas porque esta se dá na zona urbana da cidade de Coimbra.

A redução dos consumos energéticos da frota dos SMTUC, proporcionados pela operação, enquadra-se perfeitamente no apoio à implementação de medidas de eficiência energética e à racionalização dos consumos nos transportes e vai ainda ao encontro das medidas previstas para o setor dos transportes no PNAEE, para o período 2013-2016, e no PNAER, para o período 2013-2020, contribuindo para que sejam atingidas as metas neles consideradas.

 

Pretende-se adquirir 14 novos autocarros elétricos (5 standard e 9 miniautocarros), com os requisitos para o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida, destinados ao transporte público de passageiros na área urbana da cidade de Coimbra, em substituição de igual quantidade de autocarros convencionais, que serão abatidos.

Incluirá ainda 14 carregadores a instalar na estação de recolha dos SMTUC.

Para alimentação destes pontos de carregamento será necessário adquirir um novo posto de transformação.

As atividades a realizar são as seguintes:

  • Aquisição de 5 autocarros elétricos de doze metros de comprimento (standard), com autonomia para cerca de 250 Km em ambiente urbano, 7 mini-autocarros elétricos até sete metros de comprimento com autonomia para cerca de 200 km e 2 mini-autocarros elétricos até 6 metros de comprimento com autonomia para cerca de 180 km. A lotação prevista para os autocarros de doze metros será de cerca de 75 lugares e para os mini-autocarros cerca de 19 lugares.

Todos estes novos autocarros cumprirão com os requisitos para o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida, destinados para transporte público coletivo urbano de passageiros.

Prioritariamente, os novos autocarros elétricos standard irão operar na rede central de transportes dos SMTUC, em linhas com uma forte incidência na zona mais central da cidade, que servem os principais pólos geradores e atractores de mobilidade e transportam um maior número de passageiros.

Os mini-autocarros elétricos serão utilizados no reforço da oferta e na melhoria da qualidade do serviço, especialmente em duas áreas distintas:

  1. Linha do Botânico, com reforço da oferta e prolongamento a outros pólos de interesse turístico;
  2. Estacionamento, com melhoria das ligações dos parques de estacionamento ao centro da cidade.
  • Abate de 14 autocarros convencionais.
  • Aquisição de 14 carregadores, que serão instalados na Guarda Inglesa (estação de recolha dos SMTUC), para alimentação da frota de autocarros elétricos e disponibilizados também para o carregamento de autocarros elétricos de outros operadores de transporte público de passageiros.
  • Aquisição de um novo posto de transformação para alimentação destes pontos de carregamento, o que permitirá o carregamento simultâneo do conjunto dos autocarros durante as horas de menor custo da energia.
  • Assistência técnica específica para o projeto.

Com esta operação, pretende-se cumprir os seguintes indicadores de realização e de resultado:

  • Indicador de realização: Diminuição anual estimada das emissões de Gases com Efeito de Estufa – meta: 603,90 Toneladas de CO2 equivalente; Ano alvo: 2021.
  • Indicador de realização: Economias de energia nos projetos apoiados no setor dos transportes – meta: 121,39 tep; Ano alvo: 2021.
  • Indicador de realização: Postos de abastecimento de fontes de energia mais limpas para frotas de transportes públicos – meta: 14; Ano alvo: 2021.
  • Indicador de realização: Veículos de transporte público movidos a fontes de energia mais limpas – meta: 14; Ano alvo: 2021.
  • Indicador de resultado: Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) – meta: 603,90 Toneladas de CO2 equivalente; Ano alvo: 2022.
  • Indicador de resultado: Poupança de energia primária nas frotas de transportes públicos no âmbito da operação – meta: 62,35 %; Ano alvo: 2022.
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