POSEUR

Designação do projeto | Promoção da eficiência energética na frota dos SMTUC

Código do projeto | POSEUR-01-1407-FC-000021

Objetivo principal | Apoiar a transição para uma economia de baixo teor de carbono

Região de intervenção | Centro – Região de Coimbra

Entidade beneficiária | Município de Coimbra

Data de aprovação | 06.07.2017

Data de início | 03.04.2017

Data de conclusão |

Custo total elegível | 2.969.625,00 €

Apoio financeiro da União Europeia | FUNDO DE COESÃO – 2.237.453,25 €

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Existem obrigações legais ao
nível da redução de consumo de energia, emissões de gases com efeito de estufa e
poluentes atmosféricos. Nas zonas urbanas há grande aglomeração de pessoas que
irão ser prejudicadas por esses efeitos nefastos, tanto para a sua saúde, como
também, indiretamente, para a economia destas urbes.
Tendo em atenção que grande parte do efeito negativo acima referido é provocado
pelos transportes, entende-se que a operação de promoção da eficiência energética na
frota dos SMTUC contribuirá para um impacto positivo, tanto em termos de redução
dos consumos energéticos, como no decréscimo das emissões, sobretudo na zona mais
urbana da cidade, concorrendo para a prática de uma mobilidade mais sustentável na
cidade de Coimbra.
Este impacto traduzir-se-á, na globalidade, por uma redução anual de 101,19 tep no
consumo de energia e de 467,67 ton CO2 equivalente nas emissões de gases com
efeito de estufa (GEE).
Estes resultados contribuirão para os objetivos do POSEUR, enquadrando-se na
Prioridade de Investimento (PI) 4.v, não só porque se verifica a acima referida redução
nas emissões de CO2 e outros agentes poluentes, mas porque esta se dá na zona
urbana da cidade de Coimbra.
A redução dos consumos energéticos da frota dos SMTUC, proporcionados pela
operação, enquadra-se perfeitamente no apoio à implementação de medidas de
eficiência energética e à racionalização dos consumos nos transportes e vai ainda ao
encontro das medidas previstas para o setor dos transportes no PNAEE, para o período
2013-2016, e no PNAER, para o período 2013-2020, contribuindo para que sejam
atingidas as metas neles consideradas.
Pretende-se adquirir 10 novos autocarros elétricos (8 standard e 2 miniautocarros),
com os requisitos para o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida,
destinados ao transporte público de passageiros na área urbana da cidade de Coimbra,
em substituição de igual quantidade de autocarros convencionais, que serão abatidos.
Incluirá ainda o respetivo sistema de carregamento.

As atividades a realizar são as seguintes:

• Aquisição de 8 autocarros elétricos de doze metros de comprimento
(standard), com autonomia para cerca de 200 Km em ambiente urbano, e 2
mini-autocarros elétricos até seis metros de comprimento. A lotação prevista
para os autocarros de doze metros será de cerca de 80 passageiros e para os
mini-autocarros cerca de 20 passageiros.
Todos estes novos autocarros estarão homologados na categoria europeia M3,
classe I, cumprindo com os requisitos para o acesso facilitado para pessoas com
mobilidade reduzida, destinados para transporte público coletivo urbano de
passageiros.
Prioritariamente, os mini-autocarros elétricos servirão o centro histórico da
cidade de Coimbra e os autocarros elétricos standard serão afetos a linhas com
uma forte incidência na zona mais central da cidade, que servem os principais
pólos geradores e atractores de mobilidade e transportam um maior número
de passageiros.
• Abate de 10 autocarros convencionais.
• Aquisição de 10 carregadores, que serão instalados na Guarda Inglesa (estação
de recolha dos SMTUC), para alimentação da frota de autocarros elétricos e
disponibilizados também para o carregamento de autocarros elétricos de
outros operadores de transporte público de passageiros.
• Aquisição de um novo posto de transformação para alimentação destes pontos
de carregamento, o que permitirá o carregamento simultâneo do conjunto dos
autocarros durante as horas de menor custo da energia.

Com esta operação, pretende-se cumprir os seguintes indicadores de realização e de
resultado:

• Indicador de realização: Economias de energia nos projetos apoiados no setor
dos transportes – meta: 101,19 tep; Ano alvo: 2019.
• Indicador de realização: Postos de abastecimento de fontes de energia mais
limpas para frotas de transportes públicos – meta: 10; Ano alvo: 2019.
• Indicador de realização: Veículos de transporte público movidos a fontes de
energia mais limpas – meta: 10; Ano alvo: 2019.
• Indicador de resultado: Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) – meta:
467,67 Toneladas de CO2 equivalente; Ano alvo: 2019.
• Indicador de resultado: Poupança de energia primária nas frotas de transportes
públicos no âmbito da operação – meta: 67,12 %; Ano alvo: 2019.

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